quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

TUTORIAL BÁSICO CAMPO HARMÔNICO



CAMPO HARMÔNICO

teclado.cifra.gospel@gmail.com

Campo harmônico é o conjunto de acordes que você consegue formar com as notas de um tom/escala; são os acordes que pertencem a essa dito tom/escala. Na postagem anterior você viu os acordes possíveis formar com as notas que formam a escala modelo de dó maior.  São estes os acordes (tríades) formados com as notas da escala de dó maior: C, Dm, Em, F, G, Am e Bm(b5) [tríade diminuta]. Esses acordes então são chamados de ACORDES DO CAMPO HARMÔNICO DE DÓ MAIOR.

Graus da escala

As notas da escala também são conhecidas como graus. Você começa a contar da nota que dá nome a escala. Os graus são escritos em forma de numeral romano, no caso de dó maior então temos: I dó, II ré, III mi, IV fá, V sol, VI lá e VII si.

Lembra que dissemos que a escala de dó maior é uma escala modelo? Pois bem as demais escalas maiores terão a mesma distribuição de acordes como na da escala de dó maior, veja:

I – ACORDE MAIOR
II – ACORDE menor
III – ACORDE menor
IV – ACORDE MAIOR
V – ACORDE MAIOR
VI – ACORDE menor
VII – ACORDE DIMINUTO (esse acorde possui algumas peculiaridades que por agora não apresentaremos).

Em todo tom/escala MAIOR, você encontrará essa ordem de acordes. Cada escala possui o seu próprio campo harmônico. Os tons/escalas possuem algumas notas em comum, porém nem todas, daí então cada tom/escala possuir o seu próprio campo harmônico.

Já percebeu que quando você toca em determinado tom/escala você encontra praticamente os mesmos acordes, com uma ou outra exceção? Você utiliza os acordes pertencentes ao tom/escala que estiver usando.

Nome dos Graus

Os graus, independente do tom/escala, possuem nomes, são estes:
I – TÔNICA
II – SUPERTÔNICA
III – MEDIANTE
IV – SUBDOMINANTE
V – DOMINANTE
VI – SUPERDOMINANTE
VII – SENSÍVEL

RESUMINDO

CAMPO HARMÔNICO é então o grupo de acordes pertencentes a um determinado tom/escala, formado a partir das notas dessa escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário