domingo, 27 de janeiro de 2013

DICAS PARA CONCURSO II


DICAS PARA CONCURSO NA ÁREA DE MÚSICA

Por: Teclado.Cifra.Gospel@gmail.com
DICA 2 – COMEÇANDO A ESTUDAR PARTE 1

Olá! Neste texto vamos apresentar alguns itens que achamos importantes para o início do estudo.

  • Conhecimento sobre a bibliografia
Como dito na postagem anterior, você terá esse conhecimento a partir do edital do concurso. É muito importante saber a bibliografia de cada concurso, embora todos pareçam usar a mesma bibliografia tem sempre um item que pode fazer uma grande diferença no resultado final.

·         Organização de temas
Organize os temas ao seu gosto, de forma que você consiga estudar confortavelmente.

·         Provas anteriores
São fundamentais durante o estudo. “Preparam” você para o concurso. Servem para testar os seus conhecimentos até o momento. Quando você encontra alguma dificuldade de resolução, você pode recorrer aos livros, caso a prova tenha gabarito oficial, geralmente possui também resolução. Se você tinha alguma dúvida sobre a matéria ou caiu em alguma “pegadinha”, após estudar pelas provas anteriores, você estará mais bem preparado para o concurso. Como essas provas possuem tempo para a realização, quanto menos tempo você perder nas questões “fáceis” melhor. Mas cuidado! Precipitação na interpretação da questão pode causar erros em questão fáceis, por exemplo, marque a única opção correta ou incorreta. Eu já cometi esse erro, li apressadamente a questão e logo na alternativa “A” achei que tinha matado a questão, mas o enunciado queria outra resposta. Usar as provas anteriores é então uma ótima forma de estudar.
Vou deixar aqui alguns links
MARINHA
Não consegui o link do EXÉRCITO (não estava funcionando) e da MARINHA/FUZILEIRO NAVAL, mas para a próxima postagem devo conseguir.
UNICAMP (THE MÚSICA)
UEM (THE MÚSICA)
UNB (THE MÚSICA)

·         Conhecer o “estilo” de prova do concurso que deseja realizar
Alcançado através dos passos anteriores: bibliografia e provas anteriores. Eu acho que é fundamental também, pois em cada concurso você (eu pelo menos) deverá possuir uma linha de ação para realizar a prova. Eu tenho a minha: Após consultar o edital descubro qual é a matéria da prova que tem maior peso, no caso da área de música é sempre música! Então me concentro nessa matéria, condiciono minha mente para conseguir 100% de aproveitamento. Sempre começo a realizar a prova pela matéria de maior peso, onde tenho dúvidas após uma segunda leitura da questão eu pulo e depois volto com mais calma. Isso também não significa dizer que deixo de lado as outras matérias. Para uma boa nota, um bom desempenho nas matérias de menor peso também é imperativo. Você deve ter sua própria linha de ação, e isso você vai conseguir conforme estuda e se planeja.

·         Grupo de estudo
Se você tem amigos que realizarão o mesmo concurso, uma boa opção é o grupo de estudos. Pode ser feito também com alguém com mais conhecimento que você, alguém que já passou pelo concurso ou algo assim. Nesse tipo de estudo além de você aprender com quem sabe mais, você tem a oportunidade, caso domine um ponto mais que alguém, de ensinar e estar fixando seus conhecimentos.

·         Critério
Seja organizado em seus estudos. É melhor estudar pouco, mas com objetivos e tentar alcança-los, do que estudar muito, mas sem nenhum objetivo e de forma aleatória. Programe-se! O diferencial (em minha opinião) reside exatamente aqui: no critério ao estudar.
Bons estudos!

#VLW


Nenhum comentário:

Postar um comentário