terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DICAS PARA CONCURSO


DICAS PARA CONCURSO NA ÁREA DE MÚSICA

Por: Teclado.Cifra.Gospel@gmail.com
DICA 1 – EDITAIS PARTE 1

Olá pessoal, vamos compartilhar com vocês um pouco da nossa pequena experiência em concursos na área de música. Essa nossa experiência consiste nos concursos que fizemos e fomos aprovados e outros tantos que não fomos aprovados e/ou classificados:
·       1º COLOCADO CONCURSO MARINHA SARGENTO MÚSICO - 2009
·       1º COLOCADO CONCURSO AERONÁUTICA SARGENTO MÚSICO – 2009
·       1º COLOCADO CONCURSO DE ACESSO - MÚSICA UFRJ – 2006
·       3º COLOCADO CONCURSO GUARDA MUNICIPAL MÚSICO DE NITEROÍ - 2008
 Essas dicas em geral, podem ser usadas para concursos para músico nas três forças armadas: Marinha, Aeronáutica e Exército, forças auxiliares: Bombeiro e Polícia Militar, Guarda municipal e vestibular. Vamos então dar umas dicas que consideramos importantes na preparação e realização destes concursos.

Acredito que o primeiro passo que você deve dar assim que decide ou se interessa por um concurso, é tomar conhecimento do edital. Uma boa lida e interpretação do edital pode lhe dar uma grande vantagem em relação a candidatos que ignoram o conteúdo dos editais! Os editais geralmente trazem o calendário e cronograma do concurso, estes dados são de grande importância para você, e você deve tê-los à parte. Costumo ler os editais, para ter uma ideia do mínimo que preciso fazer, não que queira alcançar o mínimo, mas dessa forma tenho em mente o que preciso fazer para alcançar pelo menos uma aprovação.
Em caso de aprovação, os editais trazem a idade mínima e máxima para a “posse”. No caso dos concursos militares, quase todos estipulam a idade miníma e máxima que o candidato deve ter no 1º dia do mês janeiro do ano do início do curso.
Os editais trazem também informações importantes sobre os índices mínimos a serem alcançados, para que o candidato seja considerado aprovado. Outro item importante é a bibliografia, nela você visualiza o que pode “cair” na prova. Você pode usar esse item como um guia de estudos (veja a próxima postagem “começando a estudar”).
Outro ponto, que eu espero que você não precise usar, mas é um direito que você tem, é o recurso. Alguns concursos não aceitam recursos em todas as etapas. Se você discorda do resultado você pode entrar com um recurso diretamente a comissão que realiza o concurso, que geralmente lhe oferecem um tempo bem curto após o resultado de cada etapa.
Bem é isso! Espero ter ajudado de alguma forma, o que eu perceber que faltou nesse tópico de editais, eu posto na parte 2. Não deixe de acompanhar a próxima postagem: "começando a estudar”.

#VLW

Nenhum comentário:

Postar um comentário